Terapia Craniossacral foi desenvolvida pelo médico osteopata e pesquisador Dr. John Upledger com o objetivo de melhorar o funcionamento corporal e aliviar dores e disfunções. O sistema craniossacral é constituído pelas membranas e fluidos cerebroespinhais que envolvem o cérebro e a medula. O sistema se estende desde os ossos do crânio, face, boca e até o sacro.
A Terapia Craniossacral (TCS) tem como base o acompanhamento da movimentação sutil dos ossos que formam o sistema craniossacral, liberando tensões profundas, aliviando a dor, disfunções e melhorando o desempenho e a saúde de todo o corpo.
O bom funcionamento do sistema craniossacral tem influência em todos os outros sistemas fisiológicos: nervoso, digestivo, circulatório, linfático, respiratório, hormonal e musculo-esquelético. Usando manobras que modificam a circulação do liquor, a TCS promove uma troca de fluidos em todos os tecidos do corpo, distribuindo a potência de saúde e despertando os processos de recuperação. O trabalho nas fáscias musculares, libera as tensões acumuladas e aumenta a circulação sanguínea e linfática, trazendo flexibilidade, nutrição, eliminando toxinas e ajudando nos processos inflamatórios que possam estar acontecendo, além de resolver muitos sintomas desconfortáveis como dores crônicas e distúrbios localizados.
Com manipulações adequadas das vértebras, a flexibilidade da coluna vertebral pode ser melhorada, pois a lubrificação do liquor chega aos lugares de compressão e bloqueios, como artroses, calcificações, hérnias de disco e problemas de coluna.
A TCS atua no equilíbrio do Sistema Nervoso Autônomo, descarregando o Sistema Nervoso Simpático se ele estiver muito ativado, e estimulando o Parassimpático para relaxamento nos casos de estresse, insônia, ansiedade e vice-versa nos casos de depressão e cansaço crônico. Assim, promove um profundo relaxamento e sensação de bem estar, a respiração torna-se fácil e livre, e ocorre um estado de suspensão e paz mental, o mesmo estado de meditação profunda que pode ser atingido por outros métodos.
A terapia permite uma maior observação dos movimentos e ritmos internos e aumenta a percepção corporal. Com a liberação de restrições e bloqueios do sistema, velhos padrões de comportamento, feridas e traumas podem tornar-se consciente.