A Terapia Manual Evolutiva (TME) é uma técnica de tratamento inovadora, elaborada com bases científicas sem efeito iatrogênico, agindo por efeito de retroação tecidual na esfera das disfunções funcionais.
A terapia pode ser curativa, tratando disfunções funcionais recentes e antigas, atingindo os diferentes sistemas do corpo promovendo um bem-estar físico, uma melhora da qualidade de vida e um equilíbrio somato-emocional, psico-somático e visceral. Ela também pode ser preventiva, sabendo que podemos localizar manualmente áreas de informações afetadas sem manifestações clínicas. A possibilidade de obter uma retroação tecidual permite reduzir o risco de desenvolver uma futura disfunção.
Esta terapia complementar possui por objetivo controlar as manifestações físicas das informações de um ser vivo evoluindo no seu meio ambiente e permitir o retorno para um melhor funcionamento. Essas informações são identificadas manualmente pelo terapeuta como uma disfunção da fluidez do tecido corporal afetado. As origens podem ser traumáticas, tóxicas, infecciosas, somato emocionais, psico-somáticas ou ambientais.
O objetivo da técnica é produzir um biofeedback manual. Esse biofeedback permite a desativação das informações perturbadoras, o que facilita o retorno à integridade funcional do tecido afetado.
INDICAÇÕES
O tratamento é indicado para problemas funcionais recentes ou antigos incluindo desde problemas físicos, somato-emocionais e/ou viscerais:
- Após traumas físicos, articulares, musculares, ósseos;
- Dores na coluna;
- Problemas funcionais digestivos;
- Dores crônicas
- Cólicas, refluxo gastro-esofágico no recém-nascido;
- Disfunções respiratórias, imunitárias, alérgicas;
- Infertilidade funcional;
- Cefaléias, enxaquecas;
- Estado de fadiga, cansaço;
- Distúrbios do sono;
- Gestão do estresse, ansiedade, angústias.
TRATAMENTO
A sessão possui duração em média de 45 minutos após realizar uma anamnese, momento em que a pessoa explica os motivos da consulta. Após expor os motivos da consulta, o paciente deita-se numa maca enquanto o terapeuta irá verificar manualmente a fluidez dos diferentes tecidos corporais. Caso o profissional identifique uma perturbação, ele irá realizar uma estimulação na região em questão para re-informar o organismo e ele mesmo irá iniciar uma retro-ativação tecidual. Existe a possibilidade da pessoa tratada sentir um cansaço durante 1 a 2 dias após a sessão, e é recomendável se hidratar bem, em média 1,5 a 2 litros de água (assim como após um esforço físico) e evitar fazer excessos de esforço físico durante essas 48 horas após a sessão.
O tratamento completo necessita no máximo de 1 a 3 sessões para obter um bom resultado. Essas sessões serão espaçadas de 45, 60 à 90 dias dependendo da quantidade e do tempo das lesões inscritas no sistema corporal.
Foram necessários mais de 40 anos de tratamentos, pesquisas, experimentações e ensinamentos para os criadores Patrice Benini, Gladys Benini, Gérard Vaudaux e Geneviève Vaudaux desenvolverem essa técnica inovadora e de fácil aplicabilidade.
Caso o sintoma persista, o profissional orientará o paciente para outras especialidades da saúde.